9 de julho de 2021

 


A MENINA SILENCIOSA - HJORTH & ROSENFELDT







É talvez, dos quatro livros que li desta série, o que gostei mais.
O caso policial em que a equipa está envolvida é viciante, e o desfecho dos verdadeiros culpados intrigante até ao fim. Nunca suspeitei dos culpados e eles estavam mesmo há frente do meu nariz.
A vivência de Nicole, a menina silenciosa é cativante e a menina prende a nossa atenção até ao fim. Sebastian mostra-se pela primeira vez não uma pessoa com uns laivos de humanidade, mas realmente uma pessoa humana, e apesar de gostar muito desta personagem complexa e intrigante, neste livro ele consegue superar todas as expectativas e mostrar o verdadeiro ser humano que é. Até ao último parágrafo.  

É sem dúvida uma série viciante e li dois livros seguidos sem conseguir parar. Não vou continuar por agora. Não porque o vício tenha terminado, mas acho que as personagens precisam de maturar um bocadinho para que o seu regresso seja mais doce.
Continua a ser uma série de livros admirável pela riqueza das personagens. Sebastian, Torkel, Ursula, Vanja e Billy não são seres humanos perfeitos que tentam apanhar os maus da fita. São eles próprios carregados de defeitos e vícios. Alguns pouco abonatórios para a sua condição de policia, e com personalidades dúbias.
Eles expõem-se aos nossos olhos sem reservas, e assistimos a fragilidades que não é suposto assistir.
Vanja amadurece. É uma das personagens que mais se tem transformado nesta série de livros. Não sei como vai ser nos outros dois livros em falta mas até aqui esta personagem já me fez sentir de diversas maneiras em relação a ela.
Irritação foi o que eu senti no primeiro livro. Considerava-a uma menina mimada e embirrenta. Essa característica desvaneceu-se um pouco no segundo livro e consegui acaba-lo com uma atitude mais positiva sobre ela. No terceiro livro experimentei a pena e a comiseração. Achei que apesar de tudo ela não merecia certas coisas, e neste quarto livro acho sinceramente que ela é uma grande personagem e que o Sebastian assenta-lhe muito bem.
Acredito que tudo se vai desvanecer no próximo livro e acho que mais uma vez a minha opinião sobre ela vai mudar.
Não consigo isto com mais nenhuma personagem. Billy não me desperta nenhum sentimento bom, mas tenho este sentimento desde o início em relação a ele. Acho que ele faz mais mal do que bem. Torkel não tem fugido daquilo que sempre foi e Ursula é uma personagem bastante complexa mas sem a capacidade de Vanja de surpreender ou marcar.
Sebastian? Bom! Sebastian é Sebastian e para mim é impossível não gostar dele. Mesmo quando ele faz asneira, eu só consigo dizer isso mesmo. Fizeste asneira!

A cumplicidade entre Vanja e Sebastian neste livro é muito bonita, principalmente porque nós sabemos o que Vanja não sabe. Tenho pena, mas não acredito que continue assim.    

Leiam. Vale mesmo a pena!


1 comentário: