14 de junho de 2021

 



DEIXA-ME MENTIR - CLARE MACKINTOSH



Fui com expectativas altas para este livro, e apesar de ser um thriller que surpreende com o seu final para todas as personagens, não foi história que me tivesse prendido muito.

Anna nos últimos dezoito meses já perdeu e ganhou muito.
Um pai que cometeu suicídio, uma mãe que lhe seguiu as pisadas da mesma forma e uma filha que lhe nasceu da sua relação amorosa com o seu psicólogo.
No dia em que faz um ano sobre a morte da mãe recebe um postal estranho que põem em causa o verdadeiro suicídio da progenitora. Suicídio? Pensa melhor.

Anna atravessa uma fase dificil da sua vida. A época natalícia não ajuda. O luto que ainda sente pela perda dos pais, a filha que nasceu, destapam uma depressão eminente.
O postal vem confirmar as suas suspeitas e ela vai à polícia.
Quem a recebe é Murray Mackenzie, um polícia já na reforma que esta no serviço público. Ele interessa-se pelo que ela lhe conta e decide investigar pelo seu próprio risco. Afinal já é um civil e na altura dos desaparecimentos o departamento responsável não lhes deu grande importância.

Posso dizer que a partir daqui a história dá muitas voltas. Todos se tornam um pouco suspeitos e nada parece, o que é. O próprio pai da sua filha e o seu mais próximo vizinho podem ser os culpados, ou não!
É que afinal, poderá ser homicídio, mas também poderá ser suicídio, ou nem uma coisa nem outra. 
Mas porque falamos de culpados quando os mortos aparentemente cometeram suicídio?
Será? Pensa bem?
É que a mãe acaba por aparecer e não, não está morta!

O final é bem diferente daquilo que a história nos encaminha.
Os verdadeiros culpados, quem está realmente vivo e quem está realmente morto, é o que mais surpreende no livro, uma vez que o suspense é mantido até ao fim.
O livro é contado em diversas vozes e confesso que isso por vezes nos capítulos da mãe que julguei que fosse o pai, torna-se um pouco confuso.

NOTA IMPORTANTE: Em quase todos os livros existe um história para além da história. Por vezes várias. Neste, é a extraordinária história de amor e dor do detetive Murray Mackenzie e a sua esposa Sarah. Salva o livro. 


1 comentário: