PECADOS SANTOS - NUNO NEPOMUCENO
" - Deus criou o homem com livre-arbítrio, para que pudesse escolher entre o bem e o mal. O bem acontece quando seguimos as Suas regras. O mal sucede quando deliberadamente ignoramos a verdade divina."
Esta é mais uma história do Professor Catalão. O Professor Afonso Catalão.
O primeiro livro que li do Nuno, foi "A Morte do Papa". Apercebi-me no fim, que fazia parte de uma série já com vários livros. Decidi começar do princípio. Já li recentemente "A Célula Adormecida" e agora foi a vez de "Pecados Santos".
São histórias independentes, mas existem personagens que se ligam em cada livro, que torna a sua leitura seguida mais coerente.
Posso dizer que não me arrependo da escolha. Nuno Nepomuceno, não deve nada aos escritores conceituados de Triller's que por aí andam com grandes sucessos mundiais.
Qual o defeito do Nuno?
Escrever em Portugal!
Não estou a criticar, apenas a constatar um facto. Portugal em termos editoriais está muito aquém de outros mercados, muito por culpa dos poucos hábitos de leitura dos portugueses.
Aquilo que mais me surpreende na escrita e nos livros do Nuno é o tremendo trabalho de pesquisa que ele faz. Nenhum pormenor é deixado para trás.
Em "Pecados Santos", ele mergulha na cultura judaica com verdadeiro conhecimento de causa. Como aqueles meninos bonitos de escola que fazem sempre afincadamente os seus trabalhos de casa.
Como um bom menino, leva-nos pelos caminhos do triller psicológico que deixou-me a certa altura agarrada ao livro.
Com capítulos curtos, histórias que se cruzam entre o passado e o presente, temos sempre um ponto em que a trama tende a amornar, mas a reta final é sempre viciante.
Neste "Pecados Santos", as mortes foram mais duras, um pouco mais macabras e o escritor ainda as descreve quase ao mínimo detalhe. Às vezes é um bocadinho assustador.
A descoberta do verdadeiro assassino é surpreendente, devo dizer. Não chegava lá, em momento algum desconfiei de tal pessoa.
Este "Pecados Santos" é inspirado nos Dez Mandamentos e mistura episódios do Antigo Testamento.
Temos uma forte presença das Comunidades Judaicas e deslumbramos um pouco dos seus costumes.
Percorremos Lisboa, Londres e ainda passeamos de início pelas ruas de Jerusalém.
As mortes são dentro da comunidade judaica, tirando os dois últimos. Cristãos, que considero desnecessárias e demasiado violentas. A forma como para já, colocamos Diana a salvo de qualquer mal, foi demasiado dura para os seus familiares diretos.
No seu todo é um excelente triller e o Nuno merece todo o sucesso que tem tido.
"Abordando temas fraturantes da sociedade contemporânea como o antissemitismo e o conflito israelo-árabe, e inspirando-se nos Dez Mandamentos e noutros episódios marcantes do Antigo Testamento, Pecados Santos guia-nos através das ruas históricas de Londres, Lisboa e Jerusalém, numa viagem intimista e chocante sobre o que de mais negro e vil tem a condição humana."
Ainda não li Nuno Nepomuceno, mas já o ouvi numa feira do livro e fiquei muito curiosa.
ResponderEliminarPois digo-te qua vale a pena. Para quem goste deste género literário vale mesmo a pena.
EliminarTenho de experimentar :)
Eliminar