1 de março de 2021

 


MARÇO, LER COM ELAS


A oito de Março celebra-se o dia Internacional da Mulher.
No seguimento de outras iniciativas no meio, em Março vou dedicar as minhas leituras a escritoras femininas.

Vou pela primeira vez participar numa leitura conjunta com o projecto "Clube Manta de Histórias", e a oito de Março, precisamente, eu e mais umas quantas vamos ler " As Mensageiras da Esperança" de Jojo Moyes.

Estou inquieta com este projecto. É a minha estreia em leituras conjuntas. A rigidez de um livro escolhido pela maioria, a leitura limitada a um número de páginas. Enfim! É mais uma etapa e mais uma descoberta. 
Acredito que este formato de leitura conjunta vai também trazer-me outra novidade, a leitura de outro livro de ficção em simultâneo. Vamos ver... estou aqui para vos contar.
Jojo Moyes, também ela, será uma estreia para mim como escritora.





Para este mês, pretendo fazer uma releitura de um livro que tenho à anos em casa e que adorei na altura;
"Adeus, Princesa" de Clara Pinto Correia.

É uma espécie de triller à Portuguesa escrito por Clara Pinto Correia, baseado em factos verídicos.
Sempre gostei muito dos poucos livros que li desta escritora, e agora que escrevo estas linhas e esfolheio este livro, estou cá a pensar que está na altura de procurar mais coisas sobre ela. Tenho andado distraída! 





Da minha estante desencantei um livro por lá esquecido há muitos anos. "A Eternidade e o Desejo" de Inês Pedrosa. 
A edição é de 2007, e Inês Pedrosa. Bem! Inês Pedrosa é Inês Pedrosa, não precisa propriamente de grandes apresentações. É uma das grandes escritoras da actualidade em Portugal.



Tenho também um clássico, "O Monte dos Vendavais" de Emily Bronte, que ando para ler desde que li o livro "Eclipse" de Stephenie Meyer.
E agora vocês perguntam! Mas nunca leste "O Monte dos Vendavais"?
Pois é verdade, nunca li nada de Emily Bronte e confesso que nunca tive grande interesse na escritora, mesmo naquela altura da vida em que deveria ter. A leitura do livro "Eclipse" que faz parte da saga Twilight despertou-me para a possibilidade de ler este clássico e acredito, acho que vou gostar dele.



Colleen Hoover, a extraordinária Colleen não poderia faltar neste mês de Março a ler com elas.
Descobri a escritora o ano passado e do pouco que li da sua imensa bibliografia não tenho razão de queixas. 
Vou ler este "Verity" que está conotado como um Triller, e sei que muito dificilmente a Colleen vai-me desiludir.






A ler, a ler neste momento estou a ler "Fangirl".
Lembram-se de Eleanor & Park?  
Pois eu ainda não esqueci. E não esqueci a forma como Rainbow Rowell escreve. A forma suave como apresenta a história. Os diálogos entre dois adolescentes que estão a entrar na vida adulta, mas que ainda tem todo o tempo do mundo.
Hoje de manhã, ao ler um dialogo entre Cath e Levi, lembrei-me que quando somos novos, ou mais novos as conversas que temos são tão diferentes e espontâneas e que o tempo, os anos, a vida em comum, transforma as trivialidades de uma vida a dois em coisas que não ocupam sequer espaço em outros universos.
Sim! Só podemos estar a falar de universos distintos.



A medo, vou ler ou pelo menos tentar ler "Indomável" de Glennon Doyle.
Tenho sérias dúvidas sobre este livro. Já li criticas muito boas mas também já li criticas muito, muito más. Mas uma coisa é certa, não será um livro que me deixará indiferente. Ou vou amar ou vou odiar. Não haverá meio termo.




"Minha Sombria Vanessa", de Elizabeth Russel também está na minha lista. Aliás, este livro já palpita faz muito tempo na minha cómoda à espera de vez.
Daqui só posso esperar um livro bastante denso e complicado de assimilar, mas é um livro que há muito que o quero ler, e também há muito que o ando a arrastar para segundas oportunidades.
A história não é fácil e a personagem principal e a sua forma de ser será talvez a aventura mais dificil de compreender neste livro. Veremos o que dá!



Ok! Pronto, pronto! Já estou a estender-me com tantas escolhas, não é verdade.
Vou tentar ainda ter tempo para "O meu nome é Lucy Barton" de Elizabeth Strout. Com este livro esta escritora premiada foi finalista do Booker Prize. 
Lembra-se dela? "Olive Kitterifge"?


Sei que estou verdadeiramente a esticar-me, porque nunca li tantos livros num único mês. A bem da verdade, nem acredito que o consiga fazer, mas mesmo assim ainda acrescento "Vardo, Depois da Tempestade" de Kiran Millwood Hargrave. Este livro é inspirado na história real da caça ás bruxas em Vardo, na Noruega, no século XVII.


Pois é! Se Março não chegar teremos sempre o Abril, não é!
E vocês? O que querem ler em Março? Contem-me coisas!






  




 




2 comentários:

  1. Não consigo ler tantos assim e nunca li esses.
    Eu também ando ao sabor dos clubes de leitura.
    Do Clube local ando a ler O Hobbit.
    Do clube Dona Ajuda estou a ler Operárias e Burguesas, referente ao tema Mulheres pioneiras.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Para si também Carla. O Hobbit é fantástico... vou querer reler este ano. Está nos meus planos. Também quero ver se leio os dois últimos livros do Senhor dos Anéis que só li o primeiro.
    O mundo de J.R.R.Tolkien para mim é mágico, mas é tão dificil de acompanhar.

    ResponderEliminar