11 de outubro de 2020

 Crepúsculo - Stephenie Meyer



Quando era adolescente não lia livros para adolescentes.
Sempre fui uma personalidade do contra, por isso, há 15 anos atrás quando foi editado em Portugal "Crepúsculo", não lhe liguei nenhuma importância. 
Vendo bem as coisas, há 15 anos atrás eu já nem sequer era adolescente, e definitivamente a minha vida não passava por aqui. 
Curioso! Agora que faço uma pesquisa sobre o assunto, descubro que a minha relação com esta história só poderia ter sido cinematográfica, e aí ficou tudo perdido pela minha leve irritação pela Kristen Stewart. 
Só vi o último filme "Amanhecer". 
Reconheço que gostei bastante, e até reconheço que perdi a leve irritação pela atriz Kristen Stewart.
Peguei agora em "Crepúsculo", sabendo que estou a ler literatura para jovem adulto, categoria onde eu já não me enquadro, mas não resisto a fazer mais um diário de bordo sobre este livro sobre Vampiros e Lobos;

1º Dia;
Cheguei até à página 91 sem nada de novo. Uma menina de dezassete anos que se muda para a cidade do pai, e começa a escola. Assistimos a um momento de sofrimento que muitas vezes não captamos nos outros seres humanos que circulam à nossa volta. Sejam novos ou velhos, temos a relativa capacidade de esconder os nossos sentimentos, e temos tendência a julgar que os jovens de adaptam muito bem ás circunstâncias da vida e que os velhos não tem grandes ambições.
Tudo o que é extremamente diferente no nosso dia-a-dia é doloroso. É tão difícil entrar pela primeira vez numa creche, como numa escola nova como num lar. Não acham?
Então porque fazemos parecer aos outros que lá entram que é perfeitamente normal?
Bella Swan é a primeira protagonista da história e é a menina de dezassete anos que se muda para a terra chuvosa e triste do pai, para que a mãe possa ser feliz.
A vida é tramada, e ás vezes até os mais novos sabem fazer sacrifícios. Ás vezes até mais que os outros!
Bella até é bem recebida na nova escola, comparando com um grupo que há muito tempo é colocado de lado.
Edward é um deles. Mas é para Edward que Bella não consegue parar de olhar.


2º Dia;
Ok, definitivamente estamos perante um livro sobre a adolescência. Não um livro para adolescentes.
O ambiente é completamente estudantil. Existem os amores e os desamores que fazem parte do Universo daquela idade.
A luta pela atenção do outro própria de temperamentos jovens.
O sentimento de inveja e até de insegurança perante situações corriqueiras do dia-a-dia.
Não quero aqui dizer que estes sentimentos são próprios e exclusivos da adolescência, mas a forma como os vivem e interpretam é garantidamente diferente dos outros.
Depois temos a Bella, o estereotipo da adolescente que não se enquadra nessas realidades. Uma menina solitária por natureza. Que se dá e que convive com os outros, que até é desejada pela maior parte deles, mas que tem uma perceção diferente. Talvez, mais amadurecida. Essa sua capacidade vem associada á sua falta de jeito até pelo equilíbrio e pela forma como os sarilhos a acompanham.
Depois temos Edward que é definitivamente um vampiro. Um ser sobrenatural!
Depois temos os dois!


3ºDia;
Se nós os humanos conseguíssemos amar com tanta candura e tanto enlevo o outro, acredito, o nosso mundo seria definitivamente mais pacifico.
Edward e Bella descobrem-se de uma forma profundamente inocente e revelam-se um ao outro.
Se todos nós nos conseguíssemos amar sem subterfúgios a nossa vida seria sem dúvida muito mais despretensiosa e verdadeira.
Mas a história não pode ficar por aqui e o perigo parece espreitar. Se eu fosse adolescente queria ser Bella. Queria não ter medo do perigo. Queria encara-lo de frente. 
Bem! medo, medo todos nós temos e Bella também o têm, mas não deixa que isso lhe tolde o pensamento ou as atitudes.
Sinceramente não sei se a atitude dela, é uma atitude de falta de maturidade ou muito pelo contrário é uma atitude bastante amadurecida. Bella apresenta uma personalidade bastante adulta que se resigna, ou que não tem medo do seu destino.
Bella não compreende sequer o alcance do seu destino, apenas sabe que aconteça o que acontecer não pode fugir dele.
"Ser mulher implica muita coisa. É comovente."

4º Dia;
E de repente, os vampiros perseguem-se uns aos outros. Bella transformou-se numa presa como qualquer animal indefeso, e aos outros resta tentar protegê-la.
A realidade é deveras impactante. Creio que Bella com tanta informação, não consegue assimilar o tamanho de toda esta realidade. Como sempre faz asneira. Não basta ser desajeitada e ter falta e equilíbrio. Têm tendência em colocar-se em sarilhos e a fazer asneiras.
E agora o predador apanhou-a!

5º Dia;
Gostei mais do livro do que inicialmente julguei que iria gostar. No fim, por enquanto tudo acaba bem, mas fica tudo em aberto para os próximos livros.
As opiniões que li sobre o livro são todas elas bastante contraditórias. Ou se gosta, ou não se gosta mesmo nada. E eu posso dizer que gostei.
A história é bem contada e tem nexo, a personagem Bella é bem construída e os diálogos entre Bella e Edward são bastante interessantes. Se a história tem lógica? Não. Mas não tem de ter.
É uma história sobre vampiros, e os vampiros não existem, por isso estamos a falar em fantasia onde tudo é permitido.
Bem! Sei que estou com alguns anos de atraso, mas vou ter de considerar os restantes volumes da saga na minha lista.  
  


1 comentário: