25 de outubro de 2020

 


Uma vida no nosso Planeta - David Attenborough


Já se encontra em pré-venda o livro de David Attenborough, "Uma Vida no nosso Planeta" e o mesmo livro deu origem a um documentário com o próprio David Attenborough como protagonista.

Acabei de ver o o documentário e posso dizer que é assombroso. 
David Attenborough com 93 anos mantém uma lucidez sobre o nosso Planeta avassaladora, e a mensagem que nos tenta transmitir é essa também avassaladora. 
Porém, infelizmente muitos de nós não a vai compreender.
David começa o documentário dentro da cidade de Chernobyl e faz, digamos, uma metáfora/parábola entre esse acontecimento com 30 anos e a evolução da vida humana e do nosso planeta.

Para além das imagens da Natureza que nos habituamos desde há muitos anos a ver nos seus documentários, deixa-nos uma mensagem clara que só quem não quiser entender, não entenderá.

Desde que David era jovem e já mostrava interesse pela Natureza até aos dias de hoje a população mundial duplicou e o espaço ocupado pela Vida Selvagem reduziu-se por metade. Existem habitat inteiros completamente destruídos, extensões de floresta húmida reduzidas a 40% 
O Planeta deixou de ser a casa de muitas espécies animais.
Se o homem não tiver capacidades para voltar atrás e reconstruir o que destruiu, o Planeta sobreviverá e irá restabelecer-se por si próprio.
O Planeta já o fez num passado longínquo aquando da extinção dos Dinossauros.
Se o homem não tiver Sabedoria e limitar-se a ser Inteligente não estará cá para ver.

É inacreditável como pessoas como David Attenborough não são ouvidas!
A ler! e já agora para quem tem Netflix a ver! Aproveitem e mostrem aos vosso filhos.





  



Sem comentários:

Enviar um comentário