4 de novembro de 2020

 

Eclipse - Luz e Escuridão - Stephenie Meyer



Terceiro livro da Saga Twilight completo. Bella caiu no buraco dos seus próprios sentimentos. 
Neste livro Bella descobre que é capaz de amar para além de Edward, no entanto não é capaz de viver para além de Edward. E por muito que possa sequer pensar em ter outra vida, com outro futuro e outras pessoas isso não é mesmo possível para ela.

É uma sensação de derrota, aquele sentimento que se tem, que faças as escolhas que fizeres, perdes sempre, e por vezes perdes muito.
A capacidade de se perceber a realidade e que ela é dura, a capacidade para a escolha e para se deixar de egoísmos, a capacidade de sofrer mais do que aquilo que fazemos sofrer, revelou-se uma noite em que Bella finalmente disse tudo o que lhe ia na alma. Ela não tinha noção até aí e a forma como ela viveu essa passagem e a dor que sentiu é humano. Tremendamente belo.

Quanto ao resto, sim, está lá tudo. Muitos vampiros para perseguir. Muitos atrás do sangue de Bella.
Esta rapariga atraí sarilhos! É muito desajeitada também, e sim, ainda vive num universo muito juvenil, mas caminha para a maturidade. O ambiente que a rodeia e os seus próprios sentimentos começam a formar-se como bastante adultos.
A grande capacidade daquilo que li até agora, penso que seja mesmo essa. A profundidade dos sentimentos colocados no papel. 
Nem todos os sabemos contar tão bem.

Bella deixou de ser a menina constante que só via Edward, e passou a desenvolver sentimentos verdadeiros para o bem e para o mal. Como qualquer ser humano. A dúvida instalou-se. Aquela "coisa" que faz de nós pessoas mais crescidas e nos desorienta.
Isso até acaba por ser um pouco irónico. Agora que ela se prepara para deixar de ser humana.  


Sem comentários:

Enviar um comentário