ESCRITORAS PORTUGUESAS QUE GOSTO MUITO!
Quando pensei neste publicação, comecei com a ideia de fazer uma lista de Autoras Portuguesas.
Depois pensei que não posso falar de todas as escritoras e principalmente de escritoras que não conheço.
Como posso dar a minha opinião sobre alguém que nunca li?
Passei os olhos pelas minhas estantes e descobri que não tenho assim tantos livros de escritoras portuguesas.
A realidade deixou-me aborrecida. Não tenho dado a devida importância ao pensar da mulher, ás suas histórias, e definitivamente terei de mudar isso no futuro.
Já o ditado popular dizia que as ideias são como as cerejas e é bem verdade... outras ideias surgiram-me com esta simples lembrança de fazer uma publicação sobre escritoras portuguesas.
Já vos conto... agora vamos há lista de escritoras portuguesas que eu gosto muito. Aquelas que eu li, é claro!
LUÍSA BELTRÃO
Um dos primeiros livros que eu comprei foi "Os Mal-Amados" de Luísa Beltrão. Na altura, por volta de 1997, 1998, adorei o livro. A história era fascinante, e existe até uma tetralogia chamada "Uma história privada" ("Os Pioneiros", "Os Impetuosos", "Os Bem-Aventurados", e "Os Mal-Amados"). Acabei por nunca adquirir os outros. Distração.
Lembro-me de uma visita a Óbidos e à livraria Ler Devagar. Na altura existia a tetralogia completa na parte alfarrabista, mas não consegui convencer o dono da loja a vende-los em separado. Ficaram por comprar e tem ficado durante muitos anos esquecidos nas listas de livros, com outros a sobreporem-se.
Definitivamente, terei que voltar a olhar para esta escritora outra vez.
INÊS PEDROSA
Já aqui falei dela no Blogue. Já este ano reli um livro da Inês. Adoro a Inês, e a sua escrita suave. As suas histórias cheias de sentimentos humanos, de realidades não muito "limpas". Como a vida, aliás!
"Fazes-me falta", "Desamparo", "Nas tuas mãos", "Fica comigo esta noite", "A intrusão dos amantes". Vale mesmo a pena.
MARIA JOÃO LOPO CARVALHO
"A Padeira de Aljubarrota" e "Marquesa de Alorna", foram os únicos livros que li da escritora. São romances históricos. Livros enormes. Livros inesquecíveis.
"Marquesa de Alorna" é um livro inolvidável... a história de uma personagem que fez parte da nossa realidade histórica e que deixou uma marca inconfundível de lealdade e integridade. Devorei as suas páginas.
PATRÍCIA REIS
Descobri esta escritora numa lista de novos escritores que João Tordo apresenta no seu livro "Manual de Sobrevivência de um Escritor".
Pesquisei, e não é que já seguia a escritora nas crónicas no Portal do Sapo!
Comprei "Antes de Ser Feliz", depois de muito escolher. O livro é belíssimo. Tenho mais uns quantos debaixo de olho, mas a 6 de Abril saí novo livro da autora "da meia noite às seis".
Esse vai ser o próximo. É como a própria escritora disse "Corram que vai esgotar e o Natal está à porta!"
ANA CRISTINA SILVA
Li "Salvação" e gostei muito. Existem outros títulos que quero muito ler. "Bela", o seu mais recente livro, sobre Florbela Espanca (a minha mãe adora Florbela Espanca), "As longas noites de Caxias", " A noite não é eterna", "Crónica do Rei-Poeta Al-Mu´tamid" e "A Segunda morte de Anna Karentina"
Este livro que li, "Salvação", tem uma componente história e aborda um assunto frágil na sociedade portuguesa. A inquisição. Gostei, essencialmente da maneira como escreve, e a forma como capta a alma humana.
CLARA PINTO CORREIA
Nunca esquecerei "Adeus Princesa". Aliás pretendo relê-lo em breve. O meu querido Alentejo, uma história de amor e dor inolvidável.
Não posso dizer que tenha lido muita coisa da Clara Pinto Correia. À anos que não lhe conheço nenhum livro. Se tem editado? Claro que sim, eu é que ando mais uma vez distraída.
Já reparei pelas minhas pesquisas para esta publicação que ainda existe muita coisa que ler da Clara Pinto Correia.
ISABEL MACHADO
Escreveu "Rainha Santa", sobre a Rainha Santa Isabel, esposa do Rei D. Dinis. Depois escreveu "Constança", sobre a mulher legitima do Rei D. Pedro I.
Posso dizer que nunca mais olhei para o amor de Pedro e Inês da mesma maneira.
DULCE MARIA CARDOSO
"Eliete" é sem dúvida um ponto de referência. Para mim é claro!
Estou impacientemente à espera da continuação do livro. As sua crónicas na Revista "Visão", também servem para matar saudades, mas "Eliete", bom! "Eliete" é sem dúvida um dos meus livros preferidos.
SÓNIA LOURO
Por favor, leiam tudo a Sónia Louro. Vale mesmo a pena. "Fernando Pessoa". Posso agradecer ao livro da Sónia sobre Fernando Pessoa o meu encontro feliz com o escritor e a sua obra. Se alguém quiser compreender Pessoa, leiam este livro.
"Amália, o Romance da sua vida", mostrou-me uma Amália humana de carne e osso que eu não conhecia. Para mim uma das melhores escritoras Portuguesas dentro dos temas que escreve.
Agora preciso da vossa ajuda! Quais as vossas escritoras portuguesas favoritas? De quem é que vocês gostam? Contem-me!
Quem podemos juntar a esta lista?
Olá! Não conhecia algumas escritoras aqui referidas e fiquei muito feliz ao ler este artigo :) Eu não conheço muitas escritoras, gostava de conhecer mais, gosto especialmente de Rosa Lobato Faria (que é muito conhecida), Graça Aguiar e Carina Rosa. Estou curiosa em ler livros da Filipa Fonseca Silva e também gostei do livro que li de Ana Ribeiro. Boas leituras :)
ResponderEliminarObrigada pela partilha Marta.
EliminarAdorei a iniciativa! :)
ResponderEliminarjiaescreve.blogspot.com
Tenho pelo menos dois dessa lista, mas ainda não li.
ResponderEliminarAndo a ler Operárias e Burguesas, mulheres no tempo da República, de Maria Alice Samara.