23 de fevereiro de 2021

 


TERRA DE PECADO - JOSÉ SARAMAGO


Apetece-me reler este livro.
Agora que voltei a pegar-lhe para esta opinião, tive uma vontade enorme de o reler. Reencontrar Maria Leonor, e dizer-lhe que não tenha medo. Que sofrer e não saber o nosso caminho é perfeitamente natural. Que todos nós nos sentimos em algum momento da vida perdidos, perdidas, e que os outros por vezes fazem-nos muita falta. Fazem mesmo muita falta.
Queria dizer-lhe que as circunstâncias da vida põem-nos a todos à prova, e que no limite daquilo que somos e temos de ser é preciso viver, é preciso sempre viver.
E já agora, porque as mulheres sabem sempre o que se espera delas, e ainda mais aquilo que elas próprias esperam de si mesmas, sim! é possível ousar a voltar a amar.

Este é o primeiro livro de Saramago, escrito quando ele ainda era um jovem com 25 anos.
Entre este "Terra de Pecado" e os seus últimos trabalhos vai uma grande distância. A perfeição.
Esta é uma história ingénua se compararmos com livros como "Todos os nomes", " A Viagem do Elefante", ou mesmo o "Homem Duplicado". Não é uma obra maior como "O Ano da Morte de Ricardo Reis".
Neste "Terra de Pecado", Saramago é um escritor, nos outros títulos que referi e mais alguns Saramago é o escritor.
Se não concordarem comigo, digam por favor!

A mim, a história lembra-me muito os enredos de Eça de Queiroz. Com as suas histórias beatas, e com as suas mulheres permanentemente julgadas pelos outros.
Não é uma crítica, aquilo que acabei de dizer. Eça de Queiroz, será outro tema, mais para diante, pois para mim, Eça de Queiroz no seu tempo também é o escritor.
Também ele tem um canto especial nas minhas estantes, e espero não estar a ofender nenhum dos dois nesta minha comparação especifica desta obra. Apenas.
Quanto a "Terra de Pecado", sim! Será um livro provavelmente a reler.


P.S - Este é o último Post sobre o tema "Vamos falar de Saramago", que iniciei em Janeiro.
Desde essa altura, mostrei a minha opinião sobre várias obras que li de José Saramago.
Não foi amor à primeira vista. Saramago demorou muito a entrar no meu circulo de autores favoritos, até de autores que eu queria mesmo ler.
Da minha parte ainda vão ouvir-me falar de Saramago, mas será dos livros que ainda não li dele e que quero muito ler. 




1 comentário: