8 de agosto de 2020


VAMOS FALAR DE LIVROS INFANTIS!


A estante lá de casa de livros infantis, cresceu muito durante algum tempo. 
Havia um frenesim escolar. Um jogo incentivado pela Professora Primária da pequena.
Os meus agradecimentos á Professora Maria João Mateus, uma extraordinária senhora, que pela disputa entre as crianças conseguiu criar o hábito da leitura.
Coisa, que eu, com muito esforço e muita entrega nunca o consegui verdadeiramente.
Contava que o meu exemplo fosse o suficiente, mas não era. Por vezes era até um desestimulo.

Mesmo assim os 4 anos do primeiro ciclo foram bastante produtivos, e antes de iniciar a saga Harry Potter, o vício do momento e outros géneros que tais, como o Estranhão, a Rapariga Totó e o Geronimo Stilton, passaram outras pérolas lá por casa.
Livros verdadeiramente incríveis, com histórias belíssimas e cheias de aprendizagem. 
E o grafismo, então!A ilustração!
Pedaços de imaginação sem precedentes. É admirável a quantidade de escritores que dedicam tempo a escrever para as crianças.
E escrever para criança não se pense que será mais fácil do que escrever um romance.
Entre 20 a 40 páginas temos de colocar lá tudo, de uma forma lógica para a cabeça em desenvolvimento de uma criança.

Como disse, a estante dos livros juvenis até é bastante composta. Escolhi 14 títulos para a vossa inspiração;


O Tubarão na Banheira - David Machado - Perdi a conta ás vezes que li e reli este livro. A história é tão engraçada e tudo começa com o esquecimento do avô do sitio onde colocou os óculos. Afinal estavam partidos no fundo do sofá. Avô e neto foram pescar para matar o tempo, e porque o avô não via bem, acabaram com um tubarão dentro da banheira. Hilariante! É uma história para ler em voz alta, muitas e muitas vezes. 


Uma noite caiu uma estrela - David Machado - A primeira vez que vi este livro foi no Fólio de Óbidos, quando tive a sorte de encontra o escritor David Machado, e até tenho autografado O Tubarão na Banheira. O livro é tremendamente escuro, e na altura não convenceu a pequena, e eu não comprei. Fiz-o mais tarde como prenda de Natal, e a história fala dos medos que temos cá dentro. Dos sonhos também. Aqui a ilustração é tão gratificante que o livro faz parte dos livros "não emprestáveis". Este livro não sai de casa, por nenhuma razão!


A Princesa da Chuva - Maria Dulca Soares - Perdi a conta aos livros que estão na estante desta escritora. Tudo o que era da Maria Dulca Soares era para ler. Este é mais um deles Um livro que fala de coragem. 


A Fada Oriana - Sophia de Mello Breyner Andresen - De todos os livros que aqui apresento, este é sem dúvida um dos meus favoritos. Quando o lemos em casa, foi para um projecto na escola. Um projecto tão grande que participamos na construção de uma fada em cartão. Ficaram penduradas no tecto da escola um ano inteiro. Ali a nossa fada Oriana que ajudamos a construir. Este foi o livro que deu inicio ao principio da emancipação. Lido antes de tempo, permitiu a viragem para outras realidades mais cedo. Uma compreensão da realidade. Quanto á história, para além de ser belíssima, ensina-nos a todos, pequenos e grandes, que os outros estão cá, e que nós estamos cá para os outros, sendo fadas ou simples seres humanos.


O Rapaz de Bronze também de Sophia de Mello Breyner Andersen - outro livro lindíssimo e com uma história comovente de Sophia. Não consigo sequer pôr em palavras a emoção que é ler este livro. Tremendamente emotivo e de uma delicadeza que só a Sophia nos podia dar.


O filho do demónio - Alice Vieira - Desta escritora a escolha é muita... muita mesmo. Quem não se lembra de Rosa, minha irmã Rosa. Um livro que nos fala de inteligência. A não perder!



O incrível rapaz que comia livros - Oliver Jeffers - Este livro veio da biblioteca municipal vezes e vezes sem conta. Um rapaz que come livros e que cada vez se torna mais e mais inteligente, até que um dia...pois, pois! É melhor lerem. Vão adorar. 



O Beijo da Palavrinha - Mia Couto - Quase todos os grandes escritores contemporâneos, tem um livro editado para crianças. Já aqui referi David Machado, e os outros vem a seguir. É fascinante a simplicidade que todos eles são capazes. Uma história sobre a capacidade dos sonhos, o amor ao mar, e a doença.


A girafa que comia estrelas - José Eduardo Agualusa - A história de uma girafa que passava a vida com a cabeça nas nuvens e uma galinha do mato, que falava que se desalmava.


As mais belas coisas do mundo - Valter Hugo Mãe - Este livro contém várias histórias. Para mim, lá dentro está a melhor história do mundo.



O Elefante Cor-de-Rosa - Luísa Dacosta - Amizade, solidariedade e entreajuda, numa história de elefantes.



A Contradição Humana - Afonso Cruz - A autenticidade das crianças. Por vezes, nós adultos deveríamos parar um poucochinho na nossa vida e ouvir o que uma criança têm a dizer sobre o mundo, com os outros. Um livro ilustrado para gente grande ler obrigatoriamente. 



A Maior Flor do Mundo - José Saramago- É Saramago, sem tirar nem pôr. Mas Saramago no seu melhor. Mesmo no seu melhor!


Desculpa, mas esse livro é meu - Charlie e Lola - Lauren Child - Muito difíceis de encontrar em Português. Neste momentos já se encontram todos esgotados, mas recordo-me que na Biblioteca encontramos outro " Eu nunca na vida comerei tomates"
Lola, bem! O que dizer de Lola... uma menina inacreditável. Como a minha filha diz. Esse livro é muito bom!


Se tiverem filhos pequenos, ou se simplesmente gostarem de histórias de crianças não deixem de passar os olhos por estes títulos.
Cada um melhor que o outro!







Sem comentários:

Enviar um comentário