7 de setembro de 2020


O Tubarão na Banheira - David Machado



Este livro de David Machado, é um dos livros infantis mais popular lá em casa. Já perdi a conta, as vezes que foi lido, manuseado, emprestado, e até já serviu como texto para fazer cópias. 
E por último e não menos importante é um dos raríssimos exemplares lá em casa autografados pelo escritor. Uma verdadeira relíquia não acham?

E a história?
Lembro-me de passar um dia inteiro na praia a lê-la repetidas vezes à minha filha, e quando lhe disse que o David Machado iria estar no Fólio em Óbidos e que ia-mos pedir-lhe um autografo, ela ficou toda envergonhada mas imensamente feliz.

É uma verdadeira trapalhada a história!
Um avô que parte os óculos quando se senta em cima deles. Mas o avô que é um optimista por natureza, não vê nada sem óculos.
Procuraram o outro par de óculos que o avô dizia que tinha lá por casa, mas a única coisa que encontraram no sótão foi um aquário vazio.
Sem nada para fazer, uma vez que o avô não via e o neto passava o tempo a escrever palavras no seu caderno de palavras difíceis, decidiram que iriam à pesca para colocar um peixe no aquário.

No primeiro dia apanharam o Osvaldo, um peixe pequeno com menos de dez centímetros.
Como concluíram que o Osvaldo se senti só, voltaram à praia para pescar. 
Não se esqueçam, o avô continua sem óculos  e não vê patavina!
Desta vez pescaram um tubarão. Devo dizer-vos que levaram o tubarão para casa para fazer companhia ao Osvaldo. Pareceu aos dois uma atitude razoável. E mais não digo!
É melhor lerem.
É uma grande trapalhada!

Sem comentários:

Enviar um comentário