1 de dezembro de 2020

 


Destacado e Nítido - Fernando Pessoa

Antologia Inédita

(Poemas, Cartas, Escritos íntimos, Textos de Crítica e de Intervenção, Reflexões Filosóficas e sobre Literatura)



Fernando Pessoa naquilo que melhor soube fazer e escrever, e eu, para não o esquecer e o que ele escreveu, desfolho com regularidade a mais, as suas páginas infinitas de prosa e poesia que arranca-me a pele!
Serei tola?!
Será que as palavras que Fernando Pessoa escreveu, algumas com mais de cem anos, tocam-me assim, tão profundamente como se o Fernando Pessoa ou outro dele qualquer estivesse aqui sentado atrás de mim, encostado ás minhas costas. Numa atitude que tanto me irrita!
Irrita, sim! Não suporto o olhar inquisidor por cima do meu ombro, como os mestres de escola do meu tempo. Não sei como eles fazem agora, se mantem a mesma técnica ridícula de intimidar o próximo.
O que sei é que nem Fernando Pessoa e os outros foram, serão mestres de escola, nem tão pouco são de outros tempos, e o que eles escrevem e pensam é tão real, tão atual, tão irremediavelmente feroz na minha capacidade de respirar que o deixo estar, a ele a aos outros atrás de mim, destacado e nítido.

Perdoem-me a minha ousadia e persistência. Perdoem-me se me tornar demasiado repetitiva, absorvente, mas  Dezembro será o mês de Fernando Pessoa e provavelmente dos outros que dele fazem parte.
Por isso neste Blogue, para além das publicações regulares de outras leituras teremos diariamente "Destacado e Nítido" como se a companhia de Fernando Pessoa e dos outros, fosse a ordem natural das coisas.

Vai ser um grande desafio, principalmente porque quero a vossa participação diária. Todos vocês que por aí andam e consideram que as palavras de Fernando Pessoa também fazem parte da vossa vida, gostaria dos vossos comentários aos post´s que vou publicar diariamente.
Espero que acompanhem-me sempre que puderem. Espero que os meus comentários possam merecer sequer a referência a Fernando Pessoa e aos outros...





Sem comentários:

Enviar um comentário